Campanha alerta contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes durante a pandemia de Covid-19
Divulgação/Sedese

Neste período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lança a campanha “Não abandone quem precisa de você”, para alertar sobre casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, dar orientações sobre prevenção e divulgar formas denunciar este crime.

A campanha faz parte do Maio Laranja e pretendente chamar a atenção para o 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, além de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

A coordenadora Estadual dos Direitos da Criança e dos Adolescentes, Eliane Quaresma, reforça que é preciso garantir a todas as crianças e adolescentes o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida, livres do abuso e da exploração, violações estas que podem se agravar no cenário atual de isolamento social. “Neste cenário precisamos alertar que é dever de todos nós manter nossas crianças e adolescentes a salvo de toda e qualquer violência, é preciso chamar a atenção da população em geral para a importância de preservar a integridade física e psicológica de crianças e adolescentes, além de incentivar as pessoas a denunciarem esses casos”.

Eliane conta ainda que a campanha será amplamente divulgada em redes sociais e enviada à rede integrada do Sistema de Garantia de Direitos, como por exemplo Conselhos Tutelares e de Direitos, Ministério Público e gestores municipais de assistência sociais.

Esta campanha busca também alertar a sociedade e toda a rede de vizinhos, familiares, amigas e amigos, que presenciem ou ouçam qualquer ato de violência contra crianças e adolescentes a denunciar. Estão à disposição os seguintes canais de denúncia: Disque 100, Polícias Civil e Militar, Ministério Público e os Conselhos Tutelares dos municípios.

Programação Maio Laranja

De 15 a 29 de maio serão realizadas lives alusivas ao tema, propostas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com o Fórum de Enfrentamento a Violência contra crianças e adolescentes (FEVCAMG), com o Comitê Estadual de Atendimento Humanizado as Vítimas de Violência Sexual (CEAHVIS) e a Frente de Defesa (DCA-MG). A transmissão será sempre às 15h, no canal da Oficina de Imagens no Youtube.

Confira:

22/5/2020 – 15h

TEMA: Violência Sexual: Proteção de crianças e adolescentes e Responsabilização do Agressor

OBJETIVO:

• Responsabilização e impunidade do Agressor;

• Os Papéis do Judiciário e Ministério Público na proteção de crianças e adolescentes vitimam de violência sexual;

• O que contribui para ampliar a responsabilização? Fatores e atores envolvidos na coleta de provas adequadas. – Delegacias, IML, conselhos tutelares, profissionais de saúde, familiares, a vítima;

• Desafios da escuta da criança vítima de Abuso Sexual.

PALESTRANTES:

Dra. Marixa Rodrigues– TJMG; VECCA

Dra. Andreia Carelli – MPMG

Carmen Welter – Psicóloga Ministério Público do  Rio Grande do Sul

MODERADORA:

Dra. Paola Domingues – Coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça das Crianças e dos Adolescentes do Ministério Público de Minas Gerais;

29/5/2020- 15h

TEMA: Protagonismo – A importância da participação de crianças e  adolescentes para prevenir e combater a violência sexual

OBJETIVO:

• A participação de crianças e adolescentes no enfrentamento ao abuso e à exploração sexual;

• A importância do protagonismo da criança e adolescente na auto-proteção;

• Como e onde participar;

• Como incentivar a família, a escola e a comunidade na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes.

PALESTRANTES:

Sebastião Everton (Sebastian) – Graduado em Letras, Mestre e Doutorando em Educação e Gerente de Prevenção à Criminalidade da Prefeitura de Belo Horizonte;

Rosana França – Assistente Social; Educadora Social, Especialista em gênero Desenvolvimento e Políticas Públicas;

Alípio Nascimento – Adolescente do município mineiro de Pedras de Maria da Cruz – Representante do Comitê de Participação de Adolescentes do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Minas Gerais – CPA-CEDCA-MG.

MODERADOR:

Prof. Moisés Barbosa Costa / Circo Belô – Coordenador do Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais – FEVCAMG

Leia também
Esportes

Manifestações contra o racismo repercutem no mundo do esporte

A morte do norte-americano George Floyd, no dia 25 de maio, e as manifestações contra o racismo nos …

Há 1 mês atrás - 395
Solidariedade

Campanha do Agasalho arrecada quase cinco mil peças em Ituiutaba

Várias pessoas carentes serão beneficiadas com a campanha Ituiutaba 8°C, realizada em Ituiutaba. O projeto, composto por voluntários …

Há 1 mês atrás - 302
Diretos Humanos

Campanha alerta sobre abuso e exploração sexual de menores

Foi realizada na última segunda-feira, 18, no posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) / MGC-154, a campanha de …

Há 1 mês atrás - 100