Celulares adiantam em uma hora no dia do Enem
Divulgação/Reprodução

Nesse ano, mais uma vez, os celulares adiantaram seus relógios em uma hora, mesmo o horário de verão não tendo entrado em vigor devido ao decreto do presidente Jair Bolsonaro em abril desse ano. É comum que os aparelhos realizem essa atualização automaticamente, mas a decisão do governo interferiu no sistema.

Muita gente colocou o celular para despertar  e acordou com 60 minutos de antecedência, porém, para muitos, essa “antecipação” parece ter sido boa, devido a realização da primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É uma hora a mais de preparo”, afirmou o estudante de 19 anos, Roberto Magalhães. Por outro lado, há quem veja esse “despertar mais cedo” com maus olhos, explicando a hora a menos de descanso antes da avaliação.

O Google explicou que “todas essas modificações impactam diretamente no Banco de Dados Global da IANA (Autoridade para Atribuição de Números de Internet), que é utilizado por Smartphones e dispositivos eletrônicos para garantir que você esteja sempre na hora certa, onde quer que esteja. Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo”.

No dia 20 de outubro, parte da população também já havia sido  surpreendida pela atualização errônea do horário de verão em celulares e outros dispositivos, contudo, o horário foi atualizado automaticamente pelas operadoras de telefonia, já que o horário de verão começava tradicionalmente no terceiro final de semana de outubro.

O horário de verão foi extinto após 34 anos de vigência no Brasil, após decreto do presidente da República, Jair Bolsonaro, e sua afirmação de que estudos do Ministério de Minas e Energia terem mostrado, que não existe, de fato, economia com a mudança dos relógios, além dessa alteração afetar o relógio biológico da população, e isso seria prejudicial ao trabalhador.

 

 

 

 

Leia também
Empregos

Emprego: Veja as vagas disponibilizadas pelo SINE de Ituiutaba nesta segunda-feira, 02 de dezembro

Que tal começar a semana e o mês conseguindo aquela vaga de emprego tão sonhada? O SINE de …

Há 2 semanas atrás - 32
Pesquisa

Expectativa de vida dos brasileiros aumenta, e chega a 76,3 anos

Segundo dados dados da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil do IBGE, a expectativa de vida de uma …

Há 2 semanas atrás - 25
Reclamações

Facebook e Instagram entraram em colapso na manhã desta quinta-feira, 28

Duas das principais redes sociais do mundo, Facebook e Instagram apresentaram instabilidade em seus funcionamentos na manhã desta …

Há 2 semanas atrás - 20