Em reunião dos BRICS, Bolsonaro propõe reformulação da OMS
Divulgação/Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro propôs nesta terça-feira, 17, durante discurso na Cúpula de Líderes do BRICSuma reformulação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em seus 10 minutos de discurso, o presidente também informou que o Brasil irá divulgar uma lista de países que importam madeira ilegal proveniente da floresta amazônica e enfatizou a vontade do país de compor o Conselho de Segurança das Nações Unidas. A reunião aconteceu virtualmente com a condução do presidente da Rússia, Vladimir Putin, que também é presidente de turno do BRICS. Também estavam presentes o primeiro-ministro da ÍndiaNarendra Modi, o presidente da China, Xi Jinping, e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O Brasil foi sede do encontro ano passado e Bolsonaro aproveitou para manifestar o orgulho do país pela presidência de turno do grupo em 2019. Ele também agradeceu à Rússia por manter o grupo ativo durante a pandemia e aprofundar as iniciativas.

O presidente Jair Bolsonaro iniciou seu discurso falando sobre a pandemia do coronavírus que atingiu o mundo em 2020. “Estamos em perfeita sintonia [com o discurso dos outros países] e comprometidos no combate ao terrorismo e na busca de uma vacina segura e eficaz contra a Covid-19“, introduziu o presidente, que informou aos colegas do grupo que o Brasil também está trabalhando para o desenvolvimento de uma vacina própria. Bolsonaro também ressaltou o discurso dos últimos meses de que a Saúde e Economia devem ser tratadas “simultaneamente” e com a “mesma responsabilidade”. “Desde o início, também critiquei a politização do vírus e o pretenso monopólio do conhecimento por parte da OMS, que necessita urgentemente, sim, de reformas”, criticou. “Temos que reconhecer a realidade de que não foram os organismos internacionais que superaram desafios, mas a coordenação entre os nossos países”, afirmou o presidente. Para ele, foram as instituições nacionais e os dedicados profissionais da área médica de enfermagem e farmacêutica brasileiros que responderam aos desafios e combateram o vírus.

Leia também
Bolsonaro propõe reformulação da OMS

Em reunião dos BRICS, Bolsonaro propõe reformulação da OMS

O presidente Jair Bolsonaro propôs nesta terça-feira, 17, durante discurso na Cúpula de Líderes do BRICS, uma reformulação da Organização Mundial da Saúde (OMS). …

Há 10 meses atrás - 1026
Bolsonaro

Programa de Michelle Bolsonaro repassou dinheiro a ONG contra aborto que atuou no caso de criança estuprada no ES

De acordo com dados da Casa Civil, o programa repassou R$ 14,7 mil à entidade, que nega ter …

Há 12 meses atrás - 1020
Bolsonaro

Bolsonaro chega a hospital de SP para passar por cirurgia de retirada do cálculo da bexiga

Esta é a 6ª cirurgia pela qual o presidente passará desde que levou uma facada em 2018. Bolsonaro …

Há 12 meses atrás - 989