Estudantes de medicina de Ituiutaba desenvolvem respiradores “portáteis” para o combate à Covid-19
Divulgação

Três estudantes de medicina de Ituiutaba desenvolveram um equipamento alternativo para ajudar pacientes que, por ventura, contraiam a covid-19.

Vítor de Paula Gomes Júnior, que também é engenheiro, Maria Fernanda e Kátia Gomes obtiveram êxito na confecção de unidades artificias de ventilação mecânica após perceberem a necessidade urgente de municípios e instituições de saúde do  Brasil e do mundo, sobretudo àquelas que não dispõem de recursos suficientes para adquirirem respiradores convencionais que, em média, custam aproximadamente duzentos mil reais.

De acordo com Vitor, “o intuito do equipamento não é substituir os respiradores artificiais convencionais, mas sim, atender essa urgente necessidade”, reforçou.

O engenheiro e estudante de medicina destacou as funcionalidades do equipamento, que “permite regular o volume corrente (necessidade respiratória de cada indivíduo), frequência respiratória (numero de inspiração/expiração por minuto) e com relação I:E de 1:2, repeitando a lei da fisiologia da respiração que deve ser aplicada a esses casos”

“O proposto é de baixo custo, rápida fabricação, confiável e, principalmente, atende às necessidades fisiológicas da respiração, podendo funcionar com energia elétrica em 110 ou 220 volts, ou mesmo por bateria, o que facilitaria a produção de equipamento portáteis”, acrescentou.

Ainda de acordo com ele, a segunda parte do projeto segue em curso, necessitando ainda a realização de testes e liberação para produção em larga escala.

Para mais informações e parceria, o telefone de contato é (34)99923-0413.

Leia também
Empregos

Veja as vagas disponibilizadas pelo Sine de Ituiutaba nesta sexta-feira (05)

Confira o quadro vagas de emprego disponibilizadas pelo Serviço Nacional de Emprego – SINE de Ituiutaba nesta sexta-feira, …

Há 1 dia atrás - 151
Ocorrências

Período de estiagem intensifica trabalhos do CBMMG em Ituiutaba

Nesta época do ano é comum o aumento do número de incêndios em vegetação. Na quinta-feira, 04 de …

Há 2 dias atrás - 78
Ocorrências

Homem é preso em Prata por porte ilegal de arma de fogo

Um home foi preso e encaminhado ao departamento de Polícia em Prata, no Triângulo Mineiro. De acordo com …

Há 5 dias atrás - 127