Gráficos mostram queda de novos casos em Ituiutaba
Divulgação/Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Epidemiologia, divulgou esta semana um novo relatório referente ao monitoramento em relação ao avanço da Covid-19 em Ituiutaba. Os novos gráficos mostram que a média de idade dos pacientes que foram a óbito, bem como as comorbidades mais frequentes, associadas ao agravamento dos casos, permaneceram inalteradas. Entretanto, o gráfico que indica o grau de contaminação e número de casos positivo medidos semanalmente, apresentou uma queda significativa nesta 38ª semana de acompanhamento.

“Nós realizamos a atualização dos gráficos sempre às segundas-feiras. Esta 38ª corresponde ao período de 14 a 20 de setembro”, disse a coordenadora do Departamento de Epidemiologia, Liliane Lira. Conforme o gráfico, Ituiutaba apresentou nas duas últimas semanas, uma desaceleração no número de casos positivos, em comparação ao que foi verificado na 36ª semana, que foi considerado o pico da doença no município.

“O gráfico mostra que tivemos um grau de contaminação relativamente baixo e regular até a 31ª semana deste acompanhamento. Desde então vínhamos em uma ascendente contínua que nos levou ao maior número de novos casos diagnosticados no período de sete dias, na 36ª semana com o registro de 580 exames positivos. Na 37ª semana este número caiu para 517 novos casos e agora, nesta última semana registramos 407 novos positivos”, avaliou Liliane Lira.

No último levantamento, fechado no dia 21 de setembro, Ituiutaba registrava 68 óbitos, sendo 38 homens com média de idade de 71,9 anos e 30 mulheres com média de idade de 73,2 anos. “Apesar desta doença não escolher faixa etária, fica evidente que pessoas mais idosas e com algum outro tipo de comorbidade, estão mais propensas a apresentarem um agravamento do quadro e, consequentemente, ao óbito. Por isso é importante que se mantenham todos os cuidados necessários para não ocorrer exposição ao vírus”, concluiu a coordenadora do Departamento de Epidemiologia.

Leia também
Regional

Dia D contra poliomielite imunizou 1.255 crianças em Ituiutaba

  O dia ‘D’ da campanha nacional de vacinação contra poliomielite, edição 2020, registrou o comparecimento de 1.255 …

Há 5 dias atrás - 1059
Regional

Corpo de Bombeiros realiza desobstrução de galeria

  Na tarde da última terça-feira (20), o 2° Pelotão de Bombeiros Militar de Ituiutaba realizou a remoção …

Há 5 dias atrás - 1065
Regional

Motorista avança pare e bate em moto no Bairro Universitário

  O acidente foi registrado hoje por volta das 8h, um motorista avançou um pare quando se chocou …

Há 6 dias atrás - 1109