Prova de vida para os maiores de 80 anos podem ser feita em casa
Divulgação/Reprodução

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou portaria, no Diário Oficial da União de hoje (5), prevendo a possibilidade de seus beneficiários com dificuldades de locomoção solicitarem a realização de prova de vida em casa, mediante visita de representante do instituto. Idosos acima de 80 anos também poderão solicitar o serviço por meio de um requerimento.

De acordo com a Portaria 1.321, a visita favorecerá beneficiários “sem procurador ou representante legal cadastrado”. O requerimento que possibilita a comprovação de vida “por meio de pesquisa externa”, pode ser feito por terceiros, por meio da Central 135; pelo aplicativo MEU INSS; ou por meio de outros canais a serem disponibilizados pelo INSS, “sem a necessidade de cadastramento de procuração para esse fim específico ou do comparecimento do beneficiário ou interessado a uma Agência da Previdência Social – APS”.

A portaria esclarece que um atestado médico ou declaração emitida pelo profissional competente deverá ser apresentado, nos mesmos moldes dos documentos exigidos para inclusão de procuração para fins de recebimento de benefício”.

#provadevida, #inss, #aposentadoria

Leia também
FALTA DE ÁGUA PREOCUPA

Possível desabastecimento de água coloca Ituiutaba em situação de alerta

A crise hídrica que castiga várias cidades da região chegou também em Ituiutaba e com isso levou o …

Há 22 horas atrás - 80
ATUALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO

Milho segue cotado a R$90,00 no Pontal Mineiro

O principal produto utilizado em várias atividades realizadas pelo produtor rural, segue cotado à R$90,00, segundo levantamento do …

Há 2 dias atrás - 46
PROGRAMAÇÃO DA VACINA ANTI COVID-19

Confira a programação da vacina contra Covid-19 nesta quarta-feira (22)

O Setor de Epidemiologia da Prefeitura de Ituiutaba, divulgou nota sobre a programação da vacinação contra covid-19 para …

Há 2 dias atrás - 98