Surpresa no primeiro dia de provas do Enem
Divulgação/Reprodução

O primeiro dia de provas do Enem 2019 foi realizado nesse domingo (03/11).

Mais de 5 milhões de participantes responderam às questões de Ciências Humanas, sendo 45 questões de Geografia, História, Filosofia e Sociologia; além das questões de Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa, Literatura e Línguas Estrangeiras –  bem como uma redação, onde os candidatos se deparam com um tema, classificado pela sua grande maioria, inesperado.

Os estudantes receberam o desafio de dissertar sobre a “democratização do acesso ao cinema no Brasil”, propondo uma reflexão a respeito da situação desse meio artístico cultural no país, exatamente poucos meses após o Presidente da República, Jair Bolsonaro, se dispôr a implantar medidas e sansões para a produção cinematográfica brasileira.

 

Os educadores, apesar de também terem se surpreendido com o tema, viram nele a oportunidade dos estudantes e da sociedade procurarem meios para essa discussão relevante referente à cultura nacional, pois mesmo tendo vindo  à tona recentemente, esse assunto ainda permanece pouco discutido nos âmbitos da sociedade.

“A arte precisa de dinheiro, mas também de mecanismos para facilitar o acesso, para democratizar, fazer com que pessoas com baixo poder aquisitivo tenham acesso ao audiovisual”, afirmou o cineasta brasileiro Bruno Barreto, autor e diretor de várias produções cinematográficas brasileiras, referindo-se a desigualdade da distribuição de salas de cinema no Brasil.

O Enem 2019 segue sua realização no próximo domingo (10/11), quando serão aplicadas as avaliações de Ciências da Natureza, sendo 45 questões de Biologia, Química e Física, bem como 45 questões de Matemática.

Leia também
Educação

Mais de 3 milhões de alunos já estão cadastrados para a ID Estudantil

O Ministério da Educação informou que mais de três milhões de alunos já estão cadastrados no Sistema Educacional Brasileiro …

Há 3 dias atrás - 14
Inauguração

SEST SENAT inaugura nova unidade em Ituiutaba

Foi inaugurada na tarde desta terça-feira (10), a nova unidade do SEST SENAT, em Ituiutaba.   Estiveram presentes …

Há 4 dias atrás - 31
Educação

Período de renovação de matrícula nas escolas estaduais é prorrogado. Prazo é até 11 de dezembro

Pais ou responsáveis por alunos que desejam continuar estudando na mesma escola estadual que estiveram matriculados em 2019 …

Há 6 dias atrás - 19